25/08/2016

Aprenda sobre a Decoração escandinava - Minimalista, básica e moderna

| | 8 comentários
Bom dia vizinhas!

Vikings, Thor, Aurora Boreal e Decoração escandinava.

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre DECORAÇÃO ESCANDINÁVIA

Mas ...
 Antes falar sobre a dica de decoração de hoje preciso falar sobre Geografia, uma das matérias que amo. Gosto demais de olhar o mapa Mundi, conhecer países mesmo sem sair da cadeira!
Aí, como eu sou curiosa mesmo, fui mais a fundo pesquisar sobre os países escandinavos pra saber os porquês dos porquês.
Os países escandinavos ou países nórdicos ficam na Europa, bem em cima do mapa Mundi e são 5:
Dinamarca, Islândia, Suécia, Noruega e Finlândia.

Reparem que a bandeiras de todos possui a famosa CRUZ NÓRDICA ou CRUZ ESCANDINÁVIAEssa cruz simboliza o cristianismo que é a religião dominante.

Os países escandinavos são cortados pelo circulo polar, logo o inverno é muito frio.
No norte da região, especificamente nas áreas da Noruega, Suécia e Finlândia o inverno é longo e muito frio, com temperaturas entre -35 e -20 °C, com intensa precipitação de neve, e um verão curto e ameno, com diminuição das chuvas e médias entre 5 e 15 °C.

Sentiu o drama?




Essas regiões estão localizadas em uma região onde o sol não bate com muita intensidade, no inverno os dias não tem sol algum, pensa sair de casa pra trabalhar sem luz do sol???? Já no verão, dá meia noite e o sol tá lá brilhando lindo e dourado!

Pensando nos dias melancólicos sem iluminação solar os escandinavos recorreram à decoração.

decoração Escandinávia é minimalista, básica e também moderna. Ela nasceu ainda no século XX porém continua atual e desejada.

Itens indispensáveis na decoração Escandinávia:

  • tecidos;
  • tapetes;
  • pelegos;
  • pés palitos;
  • luminárias do tipo pendente;
  • mantas e travesseiros;
  • quadros;
  • plantas;

Na paleta de cores da decoração Escandinávia está o branco, cinza e bege. Mas é claro que um ambiente com apenas essas cores ficaria apagado demais, logo entram algumas cores como a que usarei de exemplo hoje: o rosê, um rosa queimado.

O rosa queimado quebra a frieza do branco e dá um tom romântico à decoração, que por sua vez aliado ao cinza deixa sua casa com cara de foto de revista.


Presença constante na decoração Escandinávia é a madeira, e por uma questão óbvia de ser ela a matéria prima mais encontrada nesses países.

A madeira vai aparecer envernizada ou branca com o pinho, acre, faia ou carvalho, em móveis ou no piso.





Na decoração Escandinávia não faltam também as mesas de centro ou banquetas que dão um toque todo original com os pés palitos.

                             

Pra deixar a sala aconchegante os tecidos são indispensáveis e presentes no piso e na mobília, seja a lã, o linho, o algodão ou peles.
Em todas as fotos que postei tanto os sofás quanto as poltronas são de tecidos e não de couro. Imagine chegar em casa, com um frio de -20° e sentar em um sofá de couro???
São muito usadas também as mantas, pelegos e muitos travesseiros.


Os pelegos são  tecidos sintéticos que imitam pele de animais, eles trazem conforto e calor às casas escandinavas.









Notou que na decoração Escandinávia sempre aparece um vaso com planta?
Figurinha carimbada na decoração Escandinávia são os móveis com pés palitos, uma moda que voltou dos anos 60 ou 50 (não sei bem) com força total.



Na decoração Escandinávia a iluminação não vem apenas artificialmente, amplas janelas são coringas porém não pode esquecer das cortinas que serão indispensáveis durante o verão, quando o sol brilha sem cessar.






Nessa decoração Escandinávia as cores apareceram, e como elas alegram na medida certa, não é?!




As Luminárias também não falta e estão sempre na versão pendentes.
Nesses 2 casos elas são em bronze. e novamente os pés palitos se fazem presentes.





24/08/2016

Porque eu amo luzes de Natal - os famosos pisca-pisca

| | 2 comentários

Sabe aquelas luzes de Natal, mais conhecidos como pisca-pisca, que dão um trabalho pra desembaraçar quando chega a hora de montar decoração de Natal? É sobre elas que quero falar hoje.



Calma, ainda é 25 de Agosto, faltam 4 meses para o Natal, mas se tem algo que amo mais que chocotone são essas luzes de neon, tanto que lá em casa se fosse por vontade minha ou da nossa filha as luzes fariam parte da decoração durante o ano inteiro.

Não sei você, mas sinto que elas deixam a casa com um tom de festa, confraternização, comemoração, esperança e não quero sentir isso apenas em Dezembro, quero o ano inteiro!



Você sabia que no Hemisfério norte, o mês de Dezembro é o mais escuro, assim as luzes de Natal serviam pra iluminar as casas enquanto o sol não voltava com força total.

Thomas Edison no ano de 1880 durante o Natal colocou lâmpadas ao redor do seu laboratório para que fosse admirado por quem passase pela ferrovia.

Dois anos mais tarde, um colega de Edison chamado Edward Johnson exibiu a primeira árvore de Natal eletricamente iluminada em sua casa em Manhattan.
Eram 80 luzes envolvendo uma árvore de Natal estilo Charlie Brown bastante simplória.

Delá pra cá as luzes de Natal sofreram grandes mudanças ao longo dos anos, e hoje é possível encontrar uma diversidade de formatos, tamanhos e cores.

Mais de 1 século se passou e hoje as Luzes de Natal deixaram de ser guardadas em Janeiro e seguem iluminando e decorando casas durante o ano inteiro.

Elas não iluminam apenas as noites mas levam beleza e originalidade desde a sala de estar ao quarto de dormir.

E é por isso que separei 6 imagens que podem sim retratar nossa casa  de dezembro à dezembro.

Que acham das ideias???











Quintal Iluminado

Espero seu comentário e até mais dicas de como usar as tais luzinhas o ano inteiro!
Bjus!

Ama livros assim como eu? Crie sua própria biblioteca em casa.

22/08/2016

Aposto que você não sabe qual Ralo vai colocar no seu banheiro!

| | 8 comentários
Olá vizinhos!

Poder arquitetar a sua própria casa é ao mesmo tempo assustador e mágico.

São ideias e mais ideias, algumas impossíveis seja pelo espaço ou pela grana mas, o mais legal de tudo isso e no fim das contas perceber que a casa tem a sua cara, o seu jeito, o seu dedo, seja nos pequenos ou grandes detalhes.


Hoje que falar sobre um pequeno detalhe mas, que pode sim fazer toda diferença no seu banheiro. É o ralo. Simples não é? Só que não! Passando por alguns blogs que leio e também te indico (a lista fica aqui do lado direito) encontrei indicações de ralos, não satisfeita pesquisei mais ainda em lojas e trago hoje essa postagem que acredito ser de utilidade.

É bem provável que você só vai se dar conta de que precisa de um quando o pedreiro estiver executando a área do banheiro e é bem mais provável ainda que compre o primeiro que encontrar (e também mais usado), aquele padrão redondo que é super baratinho.

Mas como tudo evolui, o ralo de banheiro também evoluiu e hoje há no mercado alguns modelos diferentes que prezam não apenas o designer, mas também a eficiência.

O ralo mais comum é de caixa sifonada que impede que os gases voltem causando mau cheiro.

Porém, como disse no inicio, casa nova, ideias novas, vou apresentar dois modelos que escolhi pra nossa casa.

Esse ralo ainda não conhecia: Ralo Grelha Click.




Ele abre e fecha através da pressão do pé, lindo né!?

O outro é: Ralo Linear
Além de ser quase invisível é mais higiênico. Como não possui abertura, a possibilidade de odores é nula. Pode ser usado em banheiro, cozinha, varanda.

E ai Já conhecia eles? Já usa na sua casa?
Conta pra mim!

6 ideias pro Cantinho Infantil - Método Montessoriano

| | 6 comentários
Oi Gnt!

Aqui em casa temos uma bebê com quase 2 anos, ela ainda dorme no berço mas meu marido insiste pra que coloquemos ela em uma cama e depois de tanto falar decidi procurar a tal cama que ele sempre cita. E não é que me apaixonei também. A ideia da cama é permitir que a criança esteja livre pra subir e descer sem risco de queda, ha também a facilidade dela poder pular livremente o quanto quiser sem correr risco algum. 

O  nome desse método é Montessoriano, que foi criado por uma médica e educadora italiana Maria Montessori.

Nesse método o quarto é projetado com a ótica da criança e não do adulto. Tudo fica a mão da criança.

Obs: Se você ainda não leu, fiz uma postagem de inspirações de camas pra quartos infantis. Saiba mais Aqui: Quarto de criança com cara de Criança.





Como fazer um quarto Montessoriano?


A principal dica é colocar o colchão no chão, ele permite que a criança tenha liberdade de subir e descer quando quiser sem a ajuda de um adulto e sem riscos de queda.

Não tenha medo, isso vai estimular a independência da criança.

As barras de apoio ajudam a criança a se levantar e estimula os primeiros passos.




 Se quiser pode usar outros modelos de cama, como o da foto abaixo, lembrando uma cabaninha.



Espelho: eles ficam na altura da criança e serve pra que eles se conheçam, e claro que ele deve ser de acrílico, afinal a criança pode bater algum brinquedo sem correr riscos.

Cantinho da leitura: os livros ficam ao alcance da criança, assim ela pode escolher qual historia quer ouvir antes de dormir, além de estimular o hábito de leitura!!!





Tapetes no chão: sejam de eva ou de tecidos o que importa é que sejam confortáveis.



Além dessas dicas nada pontiagudo, cortante ou frágil deve haver neste quarto, afinal a criança ficará livre pra explorar cada cantinho dele.







Por hoje é só pessoal!
Confira outras dicas para o seu quarto Abaixo:






© Template por Design 4Bloggers - Todos os direitos reservados. imagem-logo