01/11/2016

Uma decoração inspirada na cidade de Provença - Sul da França - Decoração Provençal

| |

Bom dia pessoal!
Com a casa nova no papel estamos pesquisando TUDO sobre decoração e tenho descoberto que há vários estilos: Clássico, moderno, contemporâneo, rústico, oriental, retrô... E dentro deles há subdivisões. Hoje trago pra você um estilo que está super em alta, o Provençal.

De estilo romântico e clássico, a decoração provençal consegue unir o rústico ao delicado, a vida no campo à vida na metrópole e inevitavelmente nos leva a uma viagem no tempo.

Esse estilo nasceu na cidade de Provença, no Sul da França, em uma época onde a realeza inspirava os camponeses.

Uma das explicações de como iniciou o processo de formação do estilo de decoração Provençal tem relação com um sentimento de ser como a nobreza. No final dos anos 1700 muitos dos camponeses na região da Provença, longe da corte francesa que se concentrava em Paris, desejavam também ter uma casa que de alguma forma tivesse em sua decoração um pouco dos símbolos que representavam a verdadeira nobreza.

Por causa desse desejo os artesãos da região começaram a confeccionar móveis que lembravam os que a realeza usava. Esses móveis eram todos feitos de madeiras da região, e pra disfarçar os defeitos recebiam uma pintura de uma mistura feita com gesso e cola. Com o tempo, as peças adquiriam o aspecto de envelhecido, o que eles ignoravam é que esse detalhe deixava as peças mais charmosas e delicadas e por fim acabou virando moda.

A decoração provençal é marcada por Móveis de madeira clara, papel de parede, lustres de ferro, estofados e almofadas com tecidos estampados, taças de cristal, vasos com flores, abajur, portas de armários de vidro.



Outro detalhe na DECORAÇÃO PROVENÇAL é a Lavanda – aqueles campos roxinhos e perfumados - pois 90% da produção dela é encontrada nessa região e também tons marítimos.

Pra que esse post não fique imenso e cansativo também será subdividido, hoje vou falar apenas sobre os Quartos de dormir, ok?


Decoração Provençal Quarto de dormir

  • A penteadeira ou cômoda é um dos móveis que mais marcam o provençal, sendo um item obrigatório nos quartos. Em geral, elas aparecem acompanhadas por grandes espelhos, mas eles podem ser substituídos por quadros ou fotos. 





Não falta sobre elas vasos com flores ou não e luminárias ou abajur.








    • Banquetas ou poltronas: eles são confortáveis podem ser forrados ou não com tecido mas serão sempre de madeira.




    • Abajur também aparece, sejam modelos menores como luminárias de mesa sobre as penteadeiras ou modelos maiores de chão.


    • Papel de parede: seja em tons florais ou marítimos eles aparecem em pelo menos 1 parede do quarto.




    • Cortinas: os modelos são do teto até o chão e em tons pasteis.

    • Cabeceira da cama: Você pode escolher modelos de ferro, madeira ou acolchoada.

















    • Guarda Roupas: em geral eles não possuem gavetas externas.



    Por hoje é Só.
    Não esquece : seu comentário é muito importante pra mim. Ah! Deixe o link da sua página também, assim trocamos inspirações!
    Beijos e até a próxima postagem!!!








    Um comentário:

    1. Esse tipo de decoração é um show, né? Um sonho meu que ainda vou realizar é ter essa penteadeira

      De onde venho: https://shinybubbles.blogspot.com.br

      ResponderExcluir

    Faça uma blogueira Feliz!
    Deixe seu comentário, critica ou sugestão!

    © Template por Design 4Bloggers - Todos os direitos reservados. imagem-logo